Página

Feature Top (Full Width)

Translate

Como Educar...

Avaliação Ou Verificação: O Que Praticam As Escolas?

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIENCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS
LICENCIATURA EM CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
JOSEVAL MIRANDA
OTACISO DA SILVA


Avaliação Ou Verificação: O Que Praticam As Escolas? 

Para entendermos precisamos esclarecer esta questão que sobre o significado de verificar e avaliar o texto do LUCKESI explica a avaliação ao contrário da verificação possibilita uma retomada dos pontos que o educando não internalizou, bem como o avançar para novos conteúdos e novos desafios.Com isso fica claro as verificações feitas em nossas escolas, bem como o avançar para novos conteúdos e novos desafios. A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentindo na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino. No caso que nos interessa, a avaliação subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos educandos, tendo em vista garantir a qualidade do resultado que estamos construindo. Assumindo que estamos trabalhando no contexto do projeto educativo, que prioriza o desenvolvimento dos educandos, crianças, jovens e adultos. 

A transformação do estabelecimento de uma equivalência simples entre os acertos ou pontos obtidos pelo educando e um escala, previamente definida, de notas ou conceitos. Se não há uma tabela oficial na escola, cada professor cria a sua.
Notas e conceitos, em princípio, expressam a qualidade que se atribui à aprendizagem do educando, medida sob forma de acertos ou pontos. A partir daí, basta fazer uma média simples ou ponderada, conforme a decisão, obtendo-se o que seria a média da aprendizagem do educando no bimestre ou semestre letiva. A opção possível de utilização dos resultados da aprendizagem é a mais rara na escola, pois exige que estejamos, em nossa ação docente, polarizados pela aprendizagem seria o centro de todas as atividades do educador. 

Contudo, esta não tem sido a nossa conduta habitual de educadores escolares. Acredito que a necessidade da discussão sobre o tema avaliação, acaba trazendo informações distorcidas sobre modelos de avaliações que conhecemos durante toda trajetória escolar. E entendo que é preciso ter em mente que os métodos tradicionais podem ser utilizados, porém não devem ser o único meio de avaliar o educando. Eu que a avaliação deve ser considerada um processo contínuo e de suma importância para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Porem outro fator importante é a postura do professor diante da avaliação. Manter um diálogo aberto e esclarecedor, ajuda os educando a encarar os instrumentos com tranquilidade e não como punição. Agir dessa forma colabora para o sucesso no ensino e aprendizagem. É o que eu entendi em relação ao texto.



Referencia:

LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? IN:
Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 22 Ed. São Paulo. Cortez, 2011, p. 45-60.


Nenhum comentário:

Postar um comentário