Página

Feature Top (Full Width)

Translate

Como Educar...

Webfolios – instrumentos de ‘avaliação autêntica’

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIENCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS
LICENCIATURA EM CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
JOSEVAL MIRANDA
OTACISO DA SILVA


Decálogo comentado do texto: Webfolios – instrumentos de ‘avaliação autêntica’

“O webfolio é uma versão electrónica do portefólio. Há web/portefólios de produto e de processo. Uns apresentam resultados, os outros acompanham aprendizagens. Mas, enquanto ferramenta pedagógica, o web/portefólio permite sempre a avaliação do processo, mesmo quando se centra no produto. Na verdade, é um instrumento de avaliação que proporciona a oportunidade de mostrar conhecimentos e capacidades que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação. Ao construir o seu web/portefólio, o estudante transforma-se num agente efectivo do seu processo de aprendizagem.” (p. 1)

Uma forma de avaliação com vários aspectos como obter resultados ou acompanhar a aprendizagem, na qual o aluno torna-se construtor de seu conhecimento.

“Desde a última década do século XX tem vindo a verificar-se uma insatisfação geral com os métodos quantitativos e tradicionais de avaliação. Tem vindo a tentar-se modificar as formas de desenvolvimento das aprendizagens em que se baseiam esses métodos de avaliação e os portefólios surgiram como instrumentos alternativos nesse sentido. O uso do portefólio traduziu-se numa mudança das abordagens quantitativas para as qualitativas na avaliação das aprendizagens (KLENOWSKI, 2002).” (p. 1)

A educação ao longo do tempo vem evoluindo e podemos a insatisfação com os métodos tradicionais de avaliação e os webfolios tornou-se uma nova forma de avaliação alternativa.

“As críticas da abordagem quantitativa da avaliação são as seguintes:

· Os professores ensinam para os testes e exames.

· As provas externas de aferição influem e condicionam negativamente as práticas pedagógicas.

· Os exames condicionam e reduzem o currículo.

· As provas de aferição avaliam destrezas cognitivas básicas e negligenciam as destrezas cognitivas mais elevadas.

· Os exames fazem centrar as aprendizagens nos conhecimentos, ignorando os propósitos educativos sociais e afectivos.

· Os testes sumativos não fornecem informação adequada aos professores nem informam os alunos das suas falhas” (p. 2)

As críticas em relação a avaliação quantitativa faz com que sujam novos meios de avaliação ao qual a avaliação é jus ao conhecimento adquirido e não ao conhecimento treinado.

“A contextualização da avaliação na resolução de problemas requer que os alunos pensem analiticamente e demonstrem a sua proficiência. A ‘avaliação autêntica’ pode promover oportunidades de aprendizagem para além da sala de aula, mesmo da escola, encorajar os alunos a desenvolver capacidades, formas de compreensão e visões relevantes para as suas necessidades particulares e para os seus contextos sociais.” (p. 3)

Ao resolver ou questionar-se sobre uma ideia o aluno desenvolve suas capacidades de compreensão e com isso obtém uma visão necessária para contextualização de suas ideias.

“As transformações sociais rápidas que ocorrem actualmente tornam difícil a identificação exacta do que a sociedade vai precisar no futuro. No entanto, todos os estudantes precisam certamente de adquirir destrezas em auto-gestão, auto-regulação, aprendizagem contínua, auto-avaliação e planeamento do trabalho.” (p. 3)

A sociedade necessita de uma abordagem refletiva em relação ao processo de aprendizagem sendo que a necessidade de uma nova abordagem parar que o aluno tenha capacidade de organizar suas ideias e assim seu conhecimento ser continuo. 

“Os webfolios devem ser implementados em todos os seus níveis de maturação, para que se consigam tornar autênticos instrumentos de certificação, avaliação e reflexão.” (p. 4).

A preocupação com o desenvolvimento de maturação da educação e evidente porém a implementação de webfolios é delicado e tem que ser feito de forma progressiva, pois é uma mudança de visão complexa.



Referência
ISABEL, Maria. Webfolio – instrumentos de ‘avaliação autêntica’. Mestrado em Educação, Universidade do Minho, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário