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Como Educar...

Uma Polêmica Em Relação Ao Exame

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIENCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS
LICENCIATURA EM CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
JOSEVAL MIRANDA
OTACISO DA SILVA


UMA POLÊMICA EM RELAÇÃO AO EXAME

No texto o autor considera importante o exame que se converte num instrumento no qual se deposita a esperança de melhorar a educação. Sendo assim determinado um falso princípio didático na qual um melhor sistema de exame trará um melhor sistema de ensino. A nova política educacional a postulados de racionalidade. Seus fundamentos trazem noção de: qualidade da educação, eficiência e eficácia do sistema educativo, maior vinculação entre sistema escola (currículo) e necessidades sociais. É natural vermos e pensar que depois de uma aula os estudantes devem ser examinados para valorar se adquiriram o conhecimento apresentado.

Devemos perceber que o exame não indica aprendizado, já que o exame não é um problema ligado historicamente ao conhecimento, é um problema marcado pelas questões sociais, sobretudo aquelas que não pode resolver. O autor fala que o exame aparece permanentemente como um espaço dimensionado já que colocamos problemas de ordem econômica, social e psicopedagógico.  BARRIGA ainda complementa que o exame é só um instrumento que não pode por si mesmo resolver os problemas gerados em outras instâncias sociais, já que não pode ser justo quando a estrutura social é injusta; não pode melhorar a qualidade da educação quando existe uma drástica redução do subsídio e os docentes se encontram mal pagos. Vejamos que estamos obrigados a manifestar que o exame é um espaço onde se realizam muitas inversões das relações sociais e das pedagógicas. A nossa sociedade foi sendo abandonado o conceito exame, substituído pelo termo prova objetiva.

Mas a promessa continuou sendo a mesma. Explicitamente, cientificidade e objetividade, e implicitamente, controle e democracia. A literatura pedagógica convulsivamente se voltou para os problemas técnicos da construção de provas, seu manejo estatístico, elaboração de planos e programas, organização de sequências de aprendizagem. Deixando de lado a aproximação teórica, científica e a ética sobre a educação. Atualmente toda noção de avaliação da aprendizagem remete a uma medição, avaliação esta que pode ser vista como atitude crítica que vai além do exame, dentro de um sistema de ensino integral é o controle do que se faz em sala e fora dela. Inversões no do sistema de avaliação ocasionam traições que giram em relação ao exame, levar anotações do exemplo em pequenos pedaços de papéis, dar aula em função do exame preparado. Podemos concluir que a pedagogia tem a preocupação de técnica com notas e exames que impede que se perceba os grandes problemas na educação e na formação do sujeito como aluno.


Referência:
BARRIGA, Angel Diaz. Uma Polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAM, Maria Teresa(org.) Avaliação: uma pratica em busca de novos sentidos. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A 2003, P. 51-82





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