UNIVERSIDADE
FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO
DE CIENCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE CIENCIAS EXATAS
LICENCIATURA
EM CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO
AVALIAÇÃO
DE APRENDIZAGEM
JOSEVAL
MIRANDA
OTACISO
DA SILVA
UMA
POLÊMICA EM RELAÇÃO AO EXAME
No texto o autor considera
importante o exame que se converte num instrumento no qual se deposita a
esperança de melhorar a educação. Sendo assim determinado um falso princípio
didático na qual um melhor sistema de exame trará um melhor sistema de ensino.
A nova política educacional a postulados de racionalidade. Seus fundamentos
trazem noção de: qualidade da educação, eficiência e eficácia do sistema
educativo, maior vinculação entre sistema escola (currículo) e necessidades
sociais. É natural vermos e pensar que depois de uma aula os estudantes devem ser
examinados para valorar se adquiriram o conhecimento apresentado.
Devemos
perceber que o exame não indica aprendizado, já que o exame não é um problema
ligado historicamente ao conhecimento, é um problema marcado pelas questões
sociais, sobretudo aquelas que não pode resolver. O autor fala que
o exame aparece permanentemente como um espaço dimensionado já que colocamos
problemas de ordem econômica, social e psicopedagógico.
BARRIGA ainda complementa que o exame é só um instrumento que não pode por si
mesmo resolver os problemas gerados em outras instâncias sociais, já que não
pode ser justo quando a estrutura social é injusta; não pode melhorar a
qualidade da educação quando existe uma drástica redução do subsídio e os docentes
se encontram mal pagos. Vejamos que estamos obrigados a manifestar que o exame
é um espaço onde se realizam muitas inversões das relações sociais e das
pedagógicas. A nossa sociedade foi sendo abandonado o conceito exame,
substituído pelo termo prova objetiva.
Mas a promessa continuou sendo a mesma.
Explicitamente, cientificidade e objetividade, e implicitamente, controle e
democracia. A literatura pedagógica convulsivamente se voltou para os problemas
técnicos da construção de provas, seu manejo estatístico, elaboração de planos
e programas, organização de sequências de aprendizagem. Deixando de lado a
aproximação teórica, científica e a ética sobre a educação. Atualmente toda
noção de avaliação da aprendizagem remete a uma medição, avaliação esta que
pode ser vista como atitude crítica que vai além do exame, dentro de um sistema
de ensino integral é o controle do que se faz em sala e fora dela. Inversões no
do sistema de avaliação ocasionam traições que giram em relação ao exame, levar
anotações do exemplo em pequenos pedaços de papéis, dar aula em função do exame
preparado. Podemos concluir que a pedagogia tem a preocupação de técnica com
notas e exames que impede que se perceba os grandes problemas na educação e na
formação do sujeito como aluno.
Referência:
BARRIGA, Angel Diaz. Uma Polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAM, Maria Teresa(org.) Avaliação: uma pratica em busca de novos sentidos. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A 2003, P. 51-82
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