Página

Feature Top (Full Width)

Translate

Como Educar...

Estudo do texto: Situando o portefólio

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA 
CENTRO DE CIENCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
 DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS 
LICENCIATURA EM CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO 
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

JOSEVAL MIRANDA 
OTACISO DA SILVA

Questões:

Estudo do texto: Situando o portefólio


1. O que é um portfólio?

·    É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo.


2. Outras formas de denominar o portfólio?

·    Webfolio, Porta-fólio e portfolio.

3. De onde se originou o uso do portfólio em educação?

·    Se originou pelo fato dos professores mudar as ideias de avaliação e o ato do aluno desenvolver seu conhecimento o portefólio se fez eficiente neste aspecto.

4. Diferença entre portfólio de arquivo de trabalhos?

·    O arquivo de Trabalho é uma coleção dos trabalhos, cujo propósito é servir como um arquivo das atividades do aluno. O portefólio é caracteristicamente, uma compilação de vários trabalhos produzidos e colecionados durante a experiência universitária do estudante.

5. Alguns objetivos comuns quanto ao uso do portfólio.

·    Documenta o processo de aprendizagem do aluno: seus comentários sobre pontos trabalhados de acordo com os objetivos curriculares.

6. Cite os cinco elementos que o trabalho como portfólio oferece.

·    Beneficia  qualquer  tipo  de  aluno:  o  desinibido,  o  tímido,  o  mais  e  menos esforçado, o que gosta de trabalha em grupo e o que não gosta;

·    Os alunos declaram sua identidade, isto é, mostram-se não apenas como alunos, mas como sujeitos dispostos a aprender;

·    As atividades escolares levam em conta as experiências vívidas pelo aluno fora da escola;

·    O aluno percebe que o trabalho escolar lhe pertence: portanto, cabe-lhe assumir responsabilidade por sua execução;

·    Motiva o aluno a buscar formas diferentes de aprender, suas produções revelam suas capacidades e potencialidades, as quais podem ser apreciadas por várias pessoas.

7. Quais os principais norteadores para o trabalho com o portfólio? Explique cada um deles.


·    Construção: Possibilite ao aluno realizar suas próprias escolhas e a tomar decisão.
Essa construção assume diferentes formas, dependendo da idade dos alunos, do curso,  da  atividade  a  ser  desenvolvida  e  do  tempo  disponível.  No  caso  do
professor, a análise do referencial teórico sobre avaliação formativa e sobre portfólio é fundamental.
·    Reflexão: O aluno decide o que incluir, como incluir e, ao mesmo tempo, analisa suas produções, tendo a chance de refa-las sempre que quiser e for necessário.
·    Criatividade: O aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas deferentes de aprender. É importante que se valorizem as iniciativas dos alunos
para que eles busquem novas ideias e não a repetição e a reprodução.
·    Auto avaliação: o processo pelo qual o próprio aluno analisa continuamente as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento e registra suas percepções e seus
sentimentos. Essa análise leva em conta o que ele aprendeu o que ainda não aprendeu, os aspectos facilitadores e os difíceis do seu trabalho, tomando como
refencia os objetivos da aprendizagem e os critérios de avaliação.
·    Parceria: Esse processo lhes possibilita aprender a tomar decisões sobre sua própria aprendizagem e a estabelecer objetivos para o futuro.
·    Autonomia: A criança percebe que pode trabalhar de forma independente e que não precisa ficar sempre aguardando orientação do professor, que o aluno perceba que pode tomar iniciativas.



8. Segundo a autora Klenowski, o trabalho com o portfólio se baseia em seis princípios. Quais são?

·    Promover nova perspectiva de aprendizagem;
·    É um processo;
·    Incorpora análise do desenvolvimento da aprendizagem;
·    Requer auto avaliação;
·    Encoraja a seleção e a reflexão do aluno sobre o seu trabalho;
·    Considera os professores como facilitadores da aprendizagem.




9. O trabalho com o portfólio pode ser feito por um professor ou somente por vários?

·    Não é saudável ou necessário que todos trabalhem ao mesmo tempo , mais que se tenha um compartilhamento entre eles sobre o uso e o que está sendo definido.

10. Como ajudar os alunos avaliar o seu próprio trabalho com o portfólio?

·    Cabe ao professor orientá-los na descoberta dos requisitos necessários à produção de um trabalho considerado adequado. O processo poder ter início com os alunos analisando as características de uma produção considerada adequada. Naturalmente, isso será feito levando em conta o nível de desenvolvimento dos alunos.



11. Quais os componentes de um portfólio?

·    Os componentes são as melhores produções do aluno, por ele selecionadas, com base nos objetivos de aprendizagem e nos critérios de avaliação formuladas com sua participação.



12. O professor deve inserir itens no portfólio do aluno?

·    Não a por que o portefólio/webfolio é uma construção do desenvolvimento do aluno e a interação do professor pode não condizer com a proposta que é fazer o aluno desenvolver sua organização de ideias.



13. Quais alguns descritores de avaliação do portfólio em cursos superiores?

·    Cumpre os propósitos gerais, cumpre o proposito especifico, apresenta análise do material incluído, contém propostas/formulões/recomendações para enfrentamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da avaliação, apresenta textos escritos com correção, inclui reflexões sobre o processo de aprendizagem e de avaliação, apresenta organização que facilita a sua compreensão.

14. Quais algumas dificuldades citadas pela autora na construção de portfólio nos cursos superiores?

·    É a sobrecarga de trabalho e o engajamento dos alunos em um processo de trabalho bem diferente daquele ao qual têm sido submetidos.

15. Trabalhar com o portfólio significar assumir riscos. Quais riscos a autora menciona no texto estudado?

·    O portfólio pode ser entendido como um simples instrumento e não como um procedimento de avaliação. Professores e alunos oferecerem resistência inicial por entenderem que terão mais trabalho do que antes.



Referencias:


VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário