UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIENCIAS APLICADAS E
EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE CIENCIAS EXATAS
LICENCIATURA EM CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
JOSEVAL MIRANDA
OTACISO DA SILVA
Questões:
Estudo do texto: Situando o portefólio
1. O que é um portfólio?
· É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo,
são instrumentos de
estimulação do pensamento
reflexivo.
2. Outras formas de denominar o portfólio?
· Webfolio,
Porta-fólio
e portfolio.
3. De onde se originou o
uso do portfólio em educação?
· Se originou pelo fato dos professores mudar as ideias de avaliação e o ato do aluno
desenvolver seu
conhecimento o portefólio se
fez eficiente neste aspecto.
4. Diferença entre portfólio
de arquivo de trabalhos?
· O arquivo
de Trabalho é uma coleção dos trabalhos, cujo propósito é servir como um
arquivo das atividades do aluno. O portefólio é caracteristicamente, uma compilação de
vários trabalhos produzidos e
colecionados durante a experiência universitária do
estudante.
5. Alguns objetivos comuns
quanto ao uso do portfólio.
· Documenta o processo de aprendizagem do aluno:
seus comentários sobre pontos
trabalhados de acordo com
os objetivos curriculares.
6. Cite os cinco elementos que o
trabalho como portfólio oferece.
· Beneficia qualquer
tipo
de
aluno: o desinibido, o tímido, o mais e menos
esforçado, o que gosta de trabalha em grupo
e o que não gosta;
· Os alunos declaram sua identidade, isto é, mostram-se não apenas como alunos,
mas como sujeitos
dispostos a aprender;
· As atividades escolares levam em conta as experiências vívidas pelo aluno fora
da escola;
· O aluno percebe que o trabalho escolar lhe pertence: portanto, cabe-lhe assumir responsabilidade por sua execução;
· Motiva o aluno a buscar formas diferentes de aprender, suas produções revelam
suas capacidades e potencialidades, as quais podem ser apreciadas por várias pessoas.
7.
Quais os principais norteadores
para o trabalho com o portfólio? Explique cada um deles.
· Construção: Possibilite ao aluno realizar suas próprias escolhas e a tomar decisão.
Essa construção assume diferentes formas, dependendo da idade dos alunos,
do curso, da atividade a ser desenvolvida
e
do
tempo
disponível. No caso do
professor, a análise do referencial teórico sobre avaliação formativa e sobre
portfólio é fundamental.
· Reflexão: O aluno
decide o que incluir, como
incluir e, ao mesmo
tempo,
analisa
suas produções, tendo a chance de refazê-las sempre que quiser e for necessário.
· Criatividade: O aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas deferentes de aprender. É importante que se valorizem as iniciativas dos alunos
para que eles busquem
novas
ideias e não a repetição
e a
reprodução.
· Auto avaliação: o processo pelo qual o próprio aluno analisa continuamente as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento
e registra suas percepções e seus
sentimentos.
Essa análise leva em conta o que ele já aprendeu o que ainda não
aprendeu, os aspectos facilitadores e os difíceis do seu trabalho, tomando como
referência os
objetivos da aprendizagem e os critérios
de avaliação.
· Parceria: Esse processo lhes possibilita aprender a tomar decisões sobre sua
própria aprendizagem e a estabelecer objetivos para o futuro.
· Autonomia: A criança percebe que pode trabalhar de forma independente e que
não
precisa ficar sempre aguardando orientação do professor, que o aluno perceba
que pode tomar iniciativas.
8. Segundo a autora Klenowski, o trabalho com o portfólio se baseia em seis princípios. Quais são?
· Promover nova perspectiva de aprendizagem;
· É um processo;
· Incorpora análise do desenvolvimento da
aprendizagem;
· Requer auto
avaliação;
· Encoraja a seleção
e a
reflexão do aluno
sobre o seu trabalho;
· Considera os professores como facilitadores
da
aprendizagem.
9. O trabalho
com o portfólio pode ser feito por um professor ou somente por vários?
· Não é saudável ou necessário que todos trabalhem ao mesmo tempo , mais que se tenha um compartilhamento entre eles sobre o uso e o que
está sendo definido.
10. Como ajudar os alunos
avaliar o
seu próprio trabalho com
o portfólio?
· Cabe ao professor orientá-los na descoberta dos requisitos
necessários à produção
de um trabalho considerado adequado.
O processo poder ter início
com os alunos analisando as características de
uma produção considerada adequada.
Naturalmente, isso será feito levando em conta o nível de
desenvolvimento dos alunos.
11. Quais os componentes
de um portfólio?
· Os componentes são as melhores produções do aluno, por ele selecionadas, com base
nos objetivos de aprendizagem e
nos critérios de avaliação formuladas com sua
participação.
12. O professor deve inserir itens no portfólio do aluno?
· Não até por que o portefólio/webfolio é uma construção do desenvolvimento do aluno e a
interação do professor
pode não condizer
com
a proposta que é fazer o aluno
desenvolver sua organização de ideias.
13. Quais alguns descritores de
avaliação
do portfólio em cursos
superiores?
· Cumpre os propósitos gerais, cumpre o proposito especifico, apresenta análise do
material incluído,
contém propostas/formulações/recomendações para
enfrentamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da avaliação,
apresenta textos escritos com correção, inclui reflexões sobre o processo de
aprendizagem e
de avaliação, apresenta
organização que facilita
a sua compreensão.
14. Quais algumas dificuldades citadas pela autora na construção de portfólio nos cursos superiores?
· É a sobrecarga de trabalho e o engajamento dos alunos em um processo de
trabalho bem diferente daquele ao
qual
têm sido submetidos.
15. Trabalhar com o portfólio significar assumir riscos. Quais riscos a autora menciona no texto estudado?
· O portfólio pode ser entendido como um simples instrumento e não como um
procedimento de avaliação. Professores e alunos oferecerem resistência inicial por entenderem
que terão mais
trabalho do que antes.
Referencias:
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP:
Papirus, 2004.
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