UNIVERSIDADE FEDERAL
DA PARAÍBA CENTRO DE CIENCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS LICENCIATURA EM CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
JOSEVAL MIRANDA
OTACISO DA SILVA
Questões:
Estudo do texto: Situando
avaliação
1. Relacione
a avaliação e o nosso cotidiano.
· O ato de verificar se o atendimento de prestadoras de tvs são ruins ou bons, os preços
de produtos que desejamos,
são exemplos de
avaliação.
2. Relacione
a avaliação na escola.
· A avalição
se da não só por meio
das provas mais também
pelo fato de saber se o
aluno vem de outras
instituições ou se eles
forma bons
alunos
nas escolas anteriores.
3. O que é avaliação formal? Cite exemplos.
· São as
provas realizadas nas
escolas ou pesquisas
das universidades
4. O que é avaliação informal? Cite exemplos.
· É quando o professor e os alunos se interagem nos espaços das instituições seja pra pedir ajuda ou o professor verificar se o aluno aprendeu
ou não
o assunto.
5. Benefícios
da avaliação
informal.
· Se usarmos o portfólio como exemplo ela mostra o progresso do aluno ao longo
do tempo, e envolve os alunos
no processo de avaliação.
6. Prejuízos
que a avaliação informal
pode causar.
· Se continuarmos com o exemplo do portefólio é que a grande quantidade de tempo necessário
para compilá-los. Além
disso, como todas as avaliações informais,
os portfolios podem faltar em
confiabilidade e validade.
7. Para que serve à avaliação?
· A avaliação mede o nível de aprendizado de cada aluno e também busca identificar
possíveis problemas no método de ensino.
8. Avalia-se o
que?
· A aprendizagem do aluno os trabalhos pedagógicos e todos os atuadores das
instituições, pais professores e diretores.
9. Características da
avaliação formativa.
· É a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo
sobre o andamento do processo
de
ensino e aprendizagem.
10. Quais
os dois paradigmas apresentados pela autora no texto
sobre avaliação?
· A avaliação
formativa e a avaliação
tradicional.
11. O que a autora menciona sobre a prova?
· Visa
a avaliação tradicional, à aprovação e reprovação e a
atribuição
de notas.
12. O que é necessário
para que os
professores modifiquem suas práticas?
· Seria o acompanhamento no desenvolvimento do conhecimento do aluno com isso ele
verificará se o
aluno está aprendendo ou não e com isso mudar as estratégias de
ensino.
13. Qual
a importância do feedback?
· O professor que verifica se aluno aprendeu ou não terá mais oportunidades de
mudar seus métodos e formas de ensinar aos alunos
com isso o professor e o aluno sempre ganhar com a eficiência do ato
de abordar novos
métodos de ensino.
Referência:
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP:
Papirus, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário