Página

Feature Top (Full Width)

Translate

Como Educar...

Estudo do texto: Situando avaliação

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIENCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS LICENCIATURA EM CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
JOSEVAL MIRANDA OTACISO DA SILVA


Questões:

Estudo do texto: Situando avaliação

1. Relacione a avaliação e o nosso cotidiano.

·    O ato de verificar se o atendimento de prestadoras de tvs são ruins ou bons, os preços de produtos que desejamos, são exemplos de avaliação.

2. Relacione a avaliação na escola.

·    A avalição se da não só por meio das provas mais também pelo fato de saber se o aluno  vede outras  instituições  ou  se  eles  forma bons  alunos  nas  escolas anteriores.

3. O que é avaliação formal? Cite exemplos.

·    São as provas realizadas nas escolas ou pesquisas das universidades

4. O que é avaliação informal? Cite exemplos.

·    É quando o professor e os alunos se interagem nos espos das instituições seja pra pedir ajuda ou o professor verificar se o aluno aprendeu ou não o assunto.

5. Benefícios da avaliação informal.

·    Se usarmos o portfólio como exemplo ela mostra o progresso do aluno ao longo do tempo, e envolve os alunos no processo de avaliação.

6. Prejuízos que a avaliação informal pode causar.

·    Se continuarmos com o exemplo do portefólio é que a grande quantidade de tempo necessário para compilá-los. Além disso, como todas as avaliações informais, os portfolios podem faltar em confiabilidade e validade.


7. Para que serve à avaliação?


·     A avaliação mede o nível de aprendizado de cada aluno e também busca identificar possíveis problemas no método de ensino.

8. Avalia-se o que?

·    A aprendizagem do aluno os trabalhos pedagógicos e todos os atuadores das instituições, pais professores e diretores.



9. Características da avaliação formativa.

·    É a capacidade em gerar, com rapidez, informões úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.

10. Quais os dois paradigmas apresentados pela autora no texto sobre avaliação?

·    A avaliação formativa e a avaliação tradicional.

11. O que a autora menciona sobre a prova?

·    Visa a avaliação tradicional, à aprovação e reprovação e a atribuição de notas.

12. O que é necessário para que os professores modifiquem suas pticas?

·    Seria o acompanhamento no desenvolvimento do conhecimento do aluno com isso ele verificará se o aluno está aprendendo ou não e com isso mudar as estratégias de ensino.

13. Qual a importância do feedback?

·    O professor que verifica se aluno aprendeu ou não terá mais oportunidades de mudar seus métodos e formas de ensinar aos alunos com isso o professor e o aluno sempre ganhar com a eficiência do ato de abordar novos métodos de ensino.

Referência:



VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário